SAÚDE MENTAL NO TRABALHO AGORA É LEI

Compartilhe esse post

O Brasil registrou, em 2024, o maior número de afastamentos por transtornos mentais dos últimos 10 anos: 472 mil licenças, um aumento preocupante de 67% em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete o impacto do estresse, da sobrecarga e de ambientes de trabalho pouco saudáveis na vida dos funcionários.

Diante desse cenário, a partir de 26 de maio de 2025, todas as empresas deverão integrar a avaliação de riscos psicossociais ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), dando à saúde mental dos trabalhadores a mesma relevância que outros riscos ocupacionais, conforme a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) - Portaria MTE nº 1.419/2024.

Isso significa que será necessário identificar fatores de risco, além de adotar planos de ação concretos para promover um ambiente organizacional mais saudável e equilibrado.

Essa mudança coloca a saúde mental como responsabilidade formal das empresas, com o objetivo de prevenir o adoecimento psicológico e reduzir os afastamentos. A norma também promete pressionar as empresas a agirem de forma mais eficaz para proteger seus colaboradores e melhorar a qualidade de vida no trabalho promovendo ambientes mais saudáveis, produtivos e engajadores.

Uma das formas mais eficazes de atender essa nova exigência é por meio da aplicação dos princípios da Psicologia Positiva, que foca no fortalecimento das emoções positivas, construção de relacionamentos saudáveis, desenvolvimento de propósito e promoção do engajamento no trabalho.

Nesse contexto, o Seeds of Dreams Institute tem se destacado com livros, treinamentos e programas corporativos voltados à saúde emocional no ambiente profissional. 

Sua empresa está preparada para essa mudança?

Descubra como o Seeds of Dreams pode ajudar sua equipe a transformar desafios em bem-estar, engajamento e alta performance.

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais