Seeds of Dreams Institute




Voltar

Habilidades Comportamentais: 6 Principais,O que são, Importância e Dicas

As habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills, são características da personalidade associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional e pessoal, de modo geral, de um indivíduo. 

O mercado de trabalho sempre está inovando e exigindo novas capacitações aos seus colaboradores. Para quem deseja se destacar no ramo de atuação, é importante estar atualizado às tendências e se especializar cada vez mais. 

As habilidades comportamentais são a prova disso. Antes, elas não eram tão necessárias para o âmbito profissional. Porém, atualmente, elas estão sendo muito procuradas e valorizadas pelas empresas, e você não pode deixá-las de lado. 

Por isso, venha com o Seeds of Dreams e confira tudo sobre as habilidades comportamentais nesse post! 

Saiba o que são as habilidades comportamentais 

As habilidades comportamentais, também conhecidas como “soft skills”, são competências relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e emocional de uma pessoa. Elas facilitam a interação entre os indivíduos, influenciam no modo como cada ser humano reage a diferentes cenários e revelam a desenvoltura social das pessoas. 

Elas possuem diversos tipos, como inteligência artificial, resiliência, persistência, pensamento crítico, comunicação, criatividade e liderança.

Mesmo sendo conectadas à sua personalidade, você pode aprimorá-las e desenvolvê-las mais e mais, para obter benefícios em diversos âmbitos da sua vida, desde o pessoal até o profissional. Elas são decisivas para o seu sucesso, e é por isso que devem ser cuidadas com atenção. 

Qual é a importância de ter boas habilidades comportamentais 

Agora que já entendeu o que são as habilidades comportamentais, deve estar se perguntando o porquê delas serem tão importantes para a sua vida, não é mesmo? Bem, a resposta para isso é muito intuitiva! 

As habilidades comportamentais conseguem alterar positivamente um ambiente e uma mentalidade. Isso significa que uma pessoa com boas soft skills consegue deixar o seu local de trabalho mais leve, com maior bem-estar e motivação, e a sua vida pessoal mais alegre, repleta de autoconfiança e autoestima. 

Profissionalmente, esse tipo de competência é essencial para aumentar a produtividade e melhorar os resultados empresariais. É por isso que as habilidades comportamentais devem ser estimuladas, tanto se você for um colaborador quanto se for um gestor de uma empresa. 

Entenda como cultivar as habilidades comportamentais nos negócios

Como foi possível perceber até então, as habilidades comportamentais carregam uma grande importância, não apenas pessoal como, também, profissional. Isso quer dizer que você não pode deixá-las de lado e negligenciá-las na sua empresa. 

Você deve valorizá-las e mostrar a todos os colaboradores a necessidade de desenvolvê-las regularmente. Mas, como cultivar as habilidades comportamentais nos negócios e conscientizar os funcionários quanto à sua importância? 

Bem, você pode realizar esse cultivo de diversas formas! Confira as principais: 

  • Forneça palestras, dinâmicas, treinamentos e eventos aos colaboradores;
  • Disponibilize profissionais do ramo das habilidades comportamentais para tirar as dúvidas da sua equipe;
  • Construa um programa de reconhecimento, para os funcionários terem mais interesse em melhorar as suas competências;  
  • Peça o feedback constante e regular aos seus colaboradores, para melhorar a comunicação interna e alinhar as expectativas do grupo empresarial;
  • Invista nas habilidades individuais de cada funcionário, para extrair o melhor de cada um deles, levando as suas personalidades em consideração; 
  • Prepare um ambiente adequado, leve e satisfatório aos colaboradores;
  • Promova o networking do seu time com outras pessoas de fora da empresa, para trocarem informações e compartilhem conhecimentos capazes de desenvolver as habilidades comportamentais;
  • Estimule o desenvolvimento de carreira, a fim de que os seus colaboradores tenham um plano de carreira e queiram ascender profissionalmente através das habilidades comportamentais; 
  • Incentive o autoconhecimento, uma vez que os seus funcionários devem conhecer as suas próprias personalidades e entender quais competências sociais podem ser desenvolvidas mais facilmente e com maior êxito. 

6 principais habilidades comportamentais no empreendedorismo  

Há inúmeras habilidades comportamentais em nosso meio, certo? Mas, é claro que algumas se destacam entre elas, a depender do objetivo de cada pessoa ou da necessidade de cada situação. 

No caso do empreendedorismo, algumas habilidades comportamentais se mostram como principais. Veja quais são elas: 

01 — Persistência

A habilidade comportamental da persistência é fundamental para qualquer indivíduo. Ela é a arte de agir com constância, sem desistir ou se desmotivar por qualquer empecilho que apareça em seu caminho, a fim de alcançar os seus objetivos com êxito. 

02 — Espírito inovador

Quando se fala em empreendedorismo, quem tem espírito inovador, tem tudo. Isso porque a inovação é o que move o mercado e coloca uma empresa em destaque frente às outras. 

Se você tem uma mente criativa e inovadora, consegue tomar decisões com maior assertividade, solucionar problemas com primor e desenvolver novos métodos de prestação de serviços. 

03 — Resiliência

Resiliência é uma habilidade comportamental que está na moda há alguns anos, mas nem todos que utilizam essa palavra sabem qual é o seu significado de fato. Na física, ela é a capacidade que um material possui de voltar ao seu estado normal após passar por algum tipo de tensão. 

No sentido figurado, uma pessoa resiliente consegue se adaptar às mudanças e superar adversidades com mais tranquilidade, sabedoria e calma. A resiliência é um mecanismo de proteção que te dá a força necessária para enfrentar, sem perder a qualidade física e mental, os obstáculos que aparecerem em seu caminho. 

04 — Senso de liderança

Toda equipe empresarial precisa de um líder, para guiar e direcionar as ações de cada membro. Por essa razão, o senso de liderança é essencial para quem deseja se destacar em um empreendimento. 

O senso de liderança é capaz de auxiliar na tomada de decisão, influenciar os demais colaboradores, motivar o time, promover uma comunicação assertiva e muito mais. Assim, você atua como um líder nato, e o ambiente de trabalho consegue fluir com mais qualidade.

05 — Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais mais importantes para qualquer indivíduo. Ela é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros. 

Ou seja, com a inteligência emocional, você consegue raciocinar a partir do que está sentindo, pensando nas melhores ações e em como agir para alcançar um equilíbrio mental e um ambiente, tanto psicológico quanto social, tranquilo.  

06 — Gana por aprendizado

O interesse de aprender é uma competência que te leva às alturas. Conhecimento nunca é demais, e a gana por aprendizado permite que você adquira novas habilidades, evolua profissionalmente e seja capaz de executar variadas responsabilidades empresariais. 

Então, se tem um plano de carreira e quer crescer no seu ramo de atuação, você precisa investir na sua gana por aprendizado, para aprender cada vez mais sobre a sua profissão. 

Conclusão

As habilidades comportamentais são cruciais para a sua vida profissional e para um melhor desenvolvimento da sua empresa. Não as perca de vista em si mesmo, nem em seus colaboradores. 

Se deseja um auxílio a mais para lidar com essas competências, conte com o Seeds of Dreams Institute e as desenvolva com excelência! 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp