Seeds of Dreams Institute




Voltar

Cliente Satisfeito: 5 Dicas Práticas e Indicadores de Satisfação

Um cliente satisfeito é aquele que tem uma boa impressão da empresa, seja pelo atendimento eficiente, pela qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, ou pelo ambiente corporativo como um todo. 

Ter  clientes satisfeitos é um objetivo comum para todos os empreendimentos. Isso traz consigo diversos benefícios, intensificando a credibilidade das empresas e sendo positiva para todas as partes envolvidas.  

Se está passando por dificuldades para alcançar esse aspecto no seu negócio, fique tranquilo. Nesse post, você descobrirá tudo sobre como deixar seu  cliente satisfeito, a sua importância e várias dicas. Vamos lá?! 

Afinal, o que é um cliente satisfeito?

Um cliente satisfeito é, basicamente, aquele que tem percepções bastante positivas sobre os serviços e os produtos ofertados pela empresa. Esse tipo de consumidor é fundamental para a saúde de uma empresa, já que ele promove a imagem do negócio e melhora os resultados gerais do empreendimento.  

Além de ter uma imagem positiva relacionada à empresa, um cliente satisfeito enxerga nessa marca a real solução para as suas “dores” e uma disponibilidade dos colaboradores em atendê-lo. Fora isso, as expectativas desse consumidor também são atendidas, o que torna a sua impressão sobre o negócio ainda melhor. 

Vale lembrar que não há uma definição exata sobre o que fazer para gerar um cliente satisfeito. Isso pode ser atingido de diversas formas, já que cada consumidor é único e possui gostos, necessidades, expectativas e objetivos específicos. 

Então, para se ter clientes satisfeitos, o que realmente importa é se preocupar com a experiência geral de todos eles, tornando a jornada de compra prazerosa e agradável. Assim, o relacionamento da sua empresa com os consumidores será muito positivo para ambos os lados.

Entenda a importância de ter um cliente satisfeito

Ter um cliente satisfeito é fundamental para qualquer empresa. Essa importância é justificada em variados aspectos, uma vez que o cliente satisfeito impulsiona o negócio no mercado e, ao mesmo tempo, auxilia em processos internos.  

Entenda o porquê desse tipo de consumidor ser tão importante para as empresas: 

Aumento das vendas

Ao ter um cliente satisfeito, um dos resultados quase imediatos é o aumento das vendas. Isso é bastante intuitivo, já que, se o consumidor está feliz com os serviços da empresa e com a sua experiência durante a jornada de compra, ele certamente irá realizar novas aquisições.  

Além disso, esses clientes tendem a indicar a empresa aos familiares, amigos e conhecidos, o que também acelera as vendas do negócio. Assim, ter esses consumidores alavanca o empreendimento e ajuda na conquista de novos clientes e, consequentemente, novas vendas. 

Custos mais baixos

Como mencionado acima, o cliente satisfeito indica a empresa para terceiros. Isso faz com que esse tipo de consumidor seja como um promotor de vendas e um colaborador da equipe de marketing, já que divulga o negócio e acelera as vendas.  

Desse modo, a empresa passa a ter custos mais baixos, já que não precisa gastar tanto com marketing e com a tentativa de efetivar vendas. Então, a redução de custos é um benefício excelente, além de ressaltar a importância de ter um cliente satisfeito, não é mesmo?

Negócio mais saudável  

A importância de atender bem seus clientes não para por aí. Ter esses consumidores torna o negócio mais saudável de forma geral. Isso porque os clientes satisfeitos provocam um ambiente interno favorável, já que os colaboradores se sentem mais motivados ao ganhar bons feedbacks e ao verem os resultados positivos de seus trabalhos.  

Fora isso, a saúde financeira da empresa também fica muito melhor, o que deixa os gestores mais inspirados e tentados a aperfeiçoarem o funcionamento do empreendimento.

5 dicas para manter o cliente satisfeito

Ter foco em ações internas para que o cliente tenha uma experiência positiva com a sua empresa  é ou não é uma excelente estratégia para o desenvolvimento de uma empresa? Embora não exista um único método a ser seguido para conquistar esse tipo de cliente, há ações que contribuem diretamente para isso.  

Confira algumas dicas para manter o cliente satisfeito:

01-Trate da melhor forma os clientes

O tratamento dos clientes é um dos aspectos mais importantes para mantê-los satisfeitos. Por isso, sempre tenha esse quesito como uma prioridade na empresa e passe esse valor aos seus colaboradores. Assim, os seus clientes serão tratados da melhor forma possível, o que, com certeza, os deixarão felizes.  

Leia também: Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora

02- Faça pesquisas de satisfação

Monitorar a satisfação dos clientes da empresa é essencial para mantê-los satisfeitos. Isso é necessário para entender quais são as verdadeiras opiniões dos consumidores e analisar o que deve ser feito para melhorar os serviços ofertados.  

Então, faça pesquisas de satisfação e veja o que os seus clientes têm a dizer quanto ao seu atendimento.

03-Tenha um suporte eficiente e acessível

Muitas vezes, os consumidores possuem dúvidas e dificuldades quanto à utilidade, ao funcionamento e a outros aspectos dos serviços/produtos de uma empresa. É nesse momento que os negócios podem se destacar, já que diversos entre eles não oferecem bom suporte aos clientes.  

Assim, se quer manter o seu cliente satisfeito, tenha um suporte eficiente e acessível, para que o consumidor tenha todo o apoio necessário, se sinta acolhido e passe por uma experiência agradável. 

04- Conheça seu público

Para saber o que deixa o seu cliente satisfeito, é preciso conhecer o perfil do seu público. Isso vai revelar as necessidades, os desejos e os problemas desse grupo, possibilitando que você encontre estratégias para agradá-los.  

Dessa forma, conheça o seu público e descubra quais técnicas devem ser utilizadas para manter os seus clientes satisfeitos com o rendimento da sua empresa. 

05- Brindes são sempre bem-vindos

Quem não gosta de ganhar brindes ao realizar compras ou, até mesmo, ao apenas visitar uma loja, né? Pois bem, essa tática é ótima para manter o cliente satisfeito. Se a sua empresa oferece brindes aos consumidores e aos potenciais clientes, é bem provável que ela se destaque. 

Por isso, os brindes são sempre bem-vindos e devem ser utilizados como uma maneira para cativar os clientes e mantê-los felizes com o seu negócio!

Estratégia Disney: como encantar clientes e mantê-los satisfeitos

A Disney está entre as empresas campeãs, quando o assunto é o encantamento de clientes. Sem sombra de dúvidas, você já se deparou com algum fã desse mundo mágico. Não é à toa que os parques dessa companhia sempre estão entre os principais destinos de viagens de todo o mundo.  

Mas, como a Disney consegue esse feito? Bem, ela tem uma estratégia própria, capaz de encantar os clientes de um modo muito singular. A grande chave para isso é a maneira como a empresa lida com os detalhes e trata cada um dos colaboradores. 

Os elementos dos parques, como um funcionário fala com o cliente, a pré-disposição para solucionar dificuldades, o modo envolvente de guiar e comunicar com cada visitante e a limpeza dos ambientes são alguns exemplos de detalhes, amplamente cuidados pela Disney. 

Isso faz com que o cliente sinta-se confortável nas dependências da empresa, além de se sentir valorizado como consumidor. Não tem como ficar insatisfeito ao ver tanto zelo e dedicação ao longo da visita aos parques. 

Fora isso, os colaboradores da Disney são tratados como um elenco. Assim, cada um deles, sem exceção, se sente parte de um todo. Essa é a explicação sobre o porquê dos funcionários estarem sempre alegres e motivados durante a jornada de trabalho. 

Todo esse conjunto cria um ambiente extremamente propício para a satisfação do cliente e, também, dos trabalhadores locais. E é por isso que a Disney tem um destaque tão grande no mundo e serve de inspiração para empresas de todos os ramos de atuação! 

Você vai gostar de saber: Roy Disney - Um império construído nos bastidores

 

Confira o que realmente deixa seu cliente satisfeito e feliz

A satisfação dos seus consumidores é um aspecto crucial para o sucesso e o destaque positivo da sua empresa no mercado de atuação. Se o seu cliente não fica satisfeito ao adquirir um serviço ou um produto da sua marca, isso significa que mudanças devem ser feitas. 

É importante que não apenas você tenha a satisfação da clientela como prioridade, mas também toda a sua equipe de colaboradores. Afinal, são os profissionais do seu time empresarial que acabam tendo um maior contato com o público. 

Por isso, confira, agora mesmo, o que realmente deixa seu cliente satisfeito e confira se a sua empresa oferece aos consumidores tudo que for mencionado! 

Agilidade ao atender 

Se tem uma coisa que estressa qualquer cliente, é a lentidão e a burocracia nos processos de compra. Então, se o seu empreendimento não fornecer soluções práticas e ágeis aos consumidores, eles, muito provavelmente, irão procurar outras empresas. 

Isso significa que a sua equipe precisa ter bastante agilidade ao atender os clientes, uma vez que essa ação faz toda a diferença na experiência deles. Prepare os seus colaboradores para atenderem os consumidores de modo humanizado, rápido, eficiente e assertivo. Assim, é bem mais fácil deixar o cliente satisfeito! 

Atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel é uma estratégia empresarial que visa integrar os múltiplos canais de comunicação de uma empresa. Com essa técnica, é mais prático manter o seu cliente satisfeito, já que ele acaba tendo um mesmo atendimento personalizado em todos os canais que utilizar ao longo da jornada de compra. 

Dessa forma, o atendimento omnichannel é uma maneira de cativar o consumidor independentemente do canal de comunicação escolhido por ele. Isso aumenta as chances de ter sucesso nas vendas e um cliente satisfeito! 

Um ótimo pós-venda

Diversas empresas focam apenas em atrair os clientes e efetivar inúmeras vendas, deixando o suporte pós-venda completamente negligenciado. Esse é um erro que a sua empresa nunca deve cometer se quiser ter um cliente satisfeito. 

O atendimento e o auxílio pós-venda são fundamentais para fidelizar os consumidores e mostrar que o seu negócio prioriza a satisfação deles em todos os processos que envolvem o produto/serviço oferecido, desde a compra até a utilização de fato. 

Tenha uma área de customer success

A área de customer success consiste em um setor empresarial cujo objetivo é o de garantir o sucesso do cliente ao consumir algum produto ou serviço da sua marca. Essa área tem a função de observar todas as etapas da jornada do cliente e fazer de tudo para torná-las satisfatórias. 

 

A sua empresa precisa ter profissionais que realizem o customer success com excelência. Isso significa que eles devem: entender o comportamento dos consumidores e o que agrada ou desagrada cada um deles; atender os clientes de modo humanizado e ágil; tirar dúvidas; oferecer canais de contato variados e muito mais.

 

Ter um marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é aquele que visa priorizar o cliente em todas as ações. Ele tem ênfase na retenção de consumidores, no contato contínuo e satisfatório com o cliente, no serviço à clientela, no compromisso com o consumidor e muito mais. 

Com um marketing de relacionamento eficiente e de alta qualidade, você consegue deixar o seu cliente satisfeito sem grandes dificuldades e, consequentemente, terá mais sucesso em fidelizá-lo. 

Confira alguns indicadores para saber se seus clientes estão satisfeitos

Para além de saber como e o quê deixa os seus clientes realmente satisfeitos, também é necessário entender como mensurar isso, na prática. Felizmente, para deixar essa tarefa mais simples, existem diversos indicadores capazes de te auxiliar!

Confira alguns deles:

NPS

O NPS (Net Promoter Score) é um indicador utilizado como métrica de lealdade/fidelidade dos clientes. Ele foi desenvolvido em 2003, por Fred Reichheld, com o propósito de auxiliar os gestores empresariais a garantir que os seus consumidores sejam fiéis e a saber como cativá-los. 

Se você está se perguntando o que é o NPS, com certeza já o utilizou sem saber o nome! Ao sair de alguma loja ou depois de algum atendimento, um colaborador do local já te pediu para avaliar o serviço da empresa em uma escala de 1 a 10 ou 1 a 5? Pois bem, esse é o famoso NPS! 

As respostas desse indicador são cruciais para as empresas, uma vez que mostram se os seus consumidores são promotores, neutros ou detratores quanto aos serviços prestados. A partir disso, a organização consegue pensar em soluções para melhorar a sua reputação e conquistar a fidelidade dos clientes! 

CSAT 

CSAT é a sigla utilizada para se referir ao indicador Customer Satisfaction Score, cuja tradução em português é Pontuação de Satisfação do Cliente. Essa métrica é usada para calcular a porcentagem de consumidores satisfeitos, por meio de uma pesquisa de satisfação.   

O interessante do CSAT é que ele permite identificar a experiência de um cliente em todas as fases da jornada de compra e em todos os momentos de contato com a companhia. Assim, o CSAT consegue não apenas captar feedbacks, mas também apontar etapas e processos que necessitam de mudanças e melhorias. 

CES

O indicador CES (Customer Effort Score) mede o esforço feito pelos clientes para alcançar a sua satisfação ao utilizar algum serviço ou comprar algum produto de uma empresa. Isso quer dizer que o CES avalia a facilidade para o uso de qualquer recurso empresarial, como acessar o call center, resolver um problema, receber auxílio, esclarecer dúvidas e conseguir reembolso.

Em geral, os clientes podem responder ao CES em uma escala de “muito fácil” a “muito difícil”, e as respostas são ótimas fontes para entender o que deve ser alterado para conquistar a maior satisfação dos consumidores! 

Conclusão

Contar com um cliente satisfeito é um caminho muito promissor para os negócios de qualquer área de atuação. Por esse motivo, se você possui uma empresa ou planeja investir em um empreendimento, mantenha esse aspecto sempre como uma prioridade. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda nesse processo, conte com a  SEEDS OF DREAMS INSTITUTE.



Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp