Seeds of Dreams Institute




Voltar

Educação Corporativa: O que é, Como Funciona, Benefícios e Implantação

A educação corporativa é aquela cujo objetivo é fornecer, divulgar e adquirir conhecimento dentro da empresa, promovendo a cultura de aprendizagem no ambiente corporativo.  

Se você atua no ramo empresarial, com certeza já escutou, em algum momento, que os colaboradores de um negócio são essenciais para o sucesso da companhia, certo? Os funcionários são responsáveis por manter a empresa em pleno funcionamento, então, sem eles, nada flui.  

A Educação Corporativa surge com essa visão, tendo a intenção de capacitar os colaboradores e aprimorar as suas habilidades. Quer saber mais sobre essa prática, a sua importância, o seu funcionamento e muitas outras informações? Então, continue lendo esse post e descubra tudo!  

Entenda o que é educação corporativa

Também conhecida como educação empresarial, a educação corporativa é um conceito que está relacionado ao processo de aprendizagem dos colaboradores de uma empresa. Ela consiste no fornecimento, na divulgação e na aquisição de conhecimento dentro do ambiente corporativo.  

Ou seja, a educação corporativa foca na troca de conhecimento entre os colaboradores e os gestores, com a intenção de capacitá-los ainda mais e, também, melhorar as suas habilidades e competências pessoais. 

A educação corporativa é executada por meio de palestras, dinâmicas, cursos, treinamentos e outras atividades interativas. Com essas ações, o desempenho e o conhecimento da equipe empresarial melhoram consideravelmente.  

 

Tudo isso é feito com o objetivo final de impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa, mantendo a satisfação e a produtividade dos funcionários. Assim, tanto os quesitos pessoais quanto os profissionais serão aprimorados com a educação corporativa.   

Descubra qual é a importância da educação corporativa

A educação corporativa é uma prática de extrema importância para as empresas que querem se destacar no mercado e conquistar melhores resultados profissionais. Mas, por que essa estratégia é tão importante afinal?  

Bem, a resposta para essa pergunta é muito simples. A educação corporativa é um dos principais elos entre o crescimento da empresa e o desenvolvimento dos colaboradores. Ela faz com que os funcionários percebam a própria evolução, tanto profissional quanto pessoal, e se sintam mais motivados e satisfeitos em trabalhar.  

Além disso, a qualificação e a atualização dos colaboradores, quando feita de modo frequente, são fundamentais para que a empresa se mantenha inovadora e em destaque no mercado.  

Então, a educação corporativa é a estratégia chave para que a empresa tenha um ambiente interno saudável, produtivo e satisfatório. Isso impacta diretamente em seus resultados gerais, proporcionando maior retorno financeiro e sucesso empresarial. 

Guestologia Business: Imersão Internacional Online, 100% focado na metodologia Disney

 

Saiba quais são os objetivos da educação corporativa

A estratégia de educação corporativa é praticada tendo alguns objetivos centrais. Basicamente, ela tenta alinhar o conhecimento empresarial às metas do negócio, a fim de promover o alcance rápido e facilitado de cada uma delas. 

A educação corporativa investe em um processo de aprendizagem e de desenvolvimento para os colaboradores, visando aperfeiçoar as habilidades e competências essenciais para o funcionamento e crescimento da empresa. 

Assim, os assuntos abordados e as atividades oferecidas são elaboradas segundo as necessidades empresariais, levando em consideração os pontos a serem melhorados no negócio! 

Diferença entre educação corporativa e treinamento corporativo

Muitos gestores acreditam que a educação corporativa e o treinamento corporativo são sinônimos. Porém, isso não é uma verdade, já que existem diversas diferenças entre esses dois termos. Para se ter uma noção, entre os principais aspectos distintos, estão: público-alvo, modelo de aprendizagem, objetivos e duração da aprendizagem. 

A educação corporativa é uma técnica que só funciona quando está alinhada às metas da empresa. Assim, os treinamentos e os ensinamentos repassados aos colaboradores têm o objetivo de contribuir diretamente para os resultados totais do negócio. 

Vale lembrar que, antes da educação corporativa ser colocada em prática, os pontos negativos da companhia são observados e minuciosamente analisados. Dessa forma, as dificuldades empresariais podem ser identificadas, facilitando a elaboração das capacitações e das atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências. 

Já o treinamento corporativo não alinha as habilidades aos objetivos da empresa. Ele é focado em desenvolver habilidades individuais e pessoais dos colaboradores, sem a expectativa de que elas tenham um grande impacto nas metas gerais do negócio. 

Além disso, o treinamento corporativo é feito a curto prazo, com a intenção de desenvolver competências imediatamente, para melhorar áreas e funções específicas. Enquanto isso, a educação corporativa é executada a longo prazo, para alinhar a organização e os colaboradores aos mesmos objetivos! 

As vantagens da educação corporativa  

Agora que já sabe o que é a educação corporativa, como funciona e os seus objetivos, confira quais são os benefícios proporcionados por ela.

Amplia a agilidade dos processos 

Com a educação corporativa em ação, os colaboradores passam a ser mais produtivos, o que faz com que suas atividades sejam finalizadas com mais agilidade e eficiência. Com isso, o negócio começa a atuar de maneira otimizada, realizando os seus serviços de modo mais ágil e proporcionando resultados rápidos.

Tomada de decisão estratégica

Como explicado anteriormente, a educação corporativa analisa e leva em consideração os pontos a serem melhorados na empresa. Isso possibilita um melhor entendimento das necessidades e dos problemas do negócio e, consequentemente, do que deve ser feito para solucioná-los. 

Dessa forma, a tomada de decisão passa a ser mais estratégica com a educação corporativa, o que melhora os resultados e as próprias decisões da empresa. 

Práticas e processos mais sustentáveis para o negócio

A educação corporativa garante que o negócio tenha práticas e processos mais sustentáveis. Isso significa dizer que essa estratégia faz com que as atividades realizadas no ambiente empresarial sejam mais eficientes e favoráveis à manutenção do negócio em meio ao mercado. 

Assim, a companhia consegue manter o seu funcionamento de forma saudável e produtiva, o que permite que ela tenha uma atuação sustentável no ramo, sem grandes problemas estruturais. 

Estratégia Disney de educação corporativa

Não é novidade para ninguém que a Disney é uma grande referência para as empresas de todo o mundo. Ela se destaca em tudo que se propõe, mas isso não acontece do nada. Para que esse destaque fosse possível, a Disney teve que utilizar inúmeras técnicas, tendo a educação corporativa entre elas. 

A Disney trata cada um dos seus colaboradores como se fossem parte de um elenco. Isso faz com que todos eles entendam que desempenham um papel importante para o funcionamento geral. 

Apenas com isso, a empresa já consegue aumentar a satisfação dos colaboradores. Porém, como a Disney sempre busca se aperfeiçoar e melhorar a sua atuação, ela também investe na capacitação dos funcionários. 

Antes mesmo de entrar para o elenco da companhia, os colaboradores passam por treinamentos e atividades, para desenvolverem as habilidades e competências necessárias para atingir os objetivos pessoais e, claro, da Disney. 

O Seeds Of Dreams Institute conta com programas completos capazes de trazer toda a magia e os segredos de sucesso do universo Disney para a sua empresa. Conheça nossos treinamentos, imersões e livros que vão, com certeza, impactar na trajetória de sucesso da sua empresa. 

Leia também: Roy Disney: Biografia, Gestão e o Segredo do Sucesso

Conheça os 7 princípios da educação corporativa

Para elevar a educação corporativa da sua empresa em um nível ainda melhor e avançado, você precisa conhecer os princípios dessa metodologia empresarial. Assim, os treinamentos, palestras, cursos e programas aplicados aos seus colaboradores serão mais assertivos e eficientes, trazendo impactos mais positivos ao seu empreendimento!

Confira, portanto, quais são os princípios da educação corporativa e implemente-os em sua empresa:

01 — Competitividade

A competitividade é uma característica que rege e move o mercado, independentemente da área de atuação. Se não há o espírito de competitividade saudável em sua empresa, muito provavelmente você e os seus colaboradores ficarão acomodados, sem o interesse de melhorar a qualidade dos serviços e de se destacar. 

É justamente por isso que a competitividade é um dos princípios da educação corporativa! Você deve mostrar a importância dessa característica empresarial aos seus funcionários e incentivar o seu aprimoramento. Mas, lembre-se que, para a competitividade ser eficiente, ela deve estar alinhada aos objetivos da sua empresa e às necessidades do mercado. 

02 — Perpetuidade  

A perpetuidade é mais um princípio que nunca pode ser deixado de lado em sua empresa se você quiser aproveitar, ao máximo, os benefícios da educação corporativa. Os seus colaboradores precisam ter em mente que o aprendizado e a busca pelo aperfeiçoamento são contínuos e perpétuos. 

Não adianta nada oferecer treinamentos e cursos se os funcionários do seu negócio não tiverem o pensamento de que o conhecimento transmitido nesses momentos deve ser aproveitado e aplicado no cotidiano, podendo ser útil não apenas para o ambiente profissional, mas também para o pessoal. 

Por isso, é preciso deixar claro que a educação corporativa é um processo contínuo e de constante aprimoramento! 

03 — Conectividade

A educação corporativa deve ser conectada aos valores, aos objetivos e à cultura da sua corporação. Só assim será possível desfrutar de todos os benefícios dessa estratégia empresarial. 

Isso porque se a sua equipe recebe treinamentos que não são condizentes aos princípios da sua empresa, eles não poderão aplicá-los de um jeito que funcione de fato. Então, alinhe a educação corporativa ao funcionamento do seu negócio e organize didáticas assertivas.  

04 — Disponibilidade

Se a educação corporativa deve ser inserida na sua empresa para melhorar o funcionamento geral dela, não faz sentido destiná-la a apenas uma parte da sua equipe de colaboradores, não é mesmo? 

Por essa razão, a educação corporativa precisa estar disponível a todos os funcionários, independentemente do cargo ocupado e do setor de atuação. Garanta que nenhum colaborador fique sem receber os treinamentos e os conhecimentos necessários. 

Assim, o seu resultado será muito mais produtivo e benéfico, melhorando todas as áreas da sua empresa! 

05 — Cidadania

A educação corporativa da sua empresa deve estar alinhada não apenas aos valores dela, mas também aos valores sociais e coletivos. Isso quer dizer que essa metodologia empresarial precisa incentivar e promover ações conectadas à sustentabilidade, à ética e à responsabilidade social. 

Desse modo, a educação corporativa será benéfica tanto para o ambiente interno da sua corporação quanto para a sociedade em geral!

06 — Parceria

Uma educação corporativa não chega a nenhum resultado satisfatório se não contar com uma forte parceria entre gestores e colaboradores. Se você e seu time de profissionais não estiverem alinhados e com objetivos em comum, os treinamentos não serão eficientes, já que não haverá a dedicação necessária. 

Por isso, mostre as motivações e as vantagens da educação corporativa para os seus colaboradores e faça-os entender que essa estratégia é importante tanto para o desenvolvimento da empresa quanto para o crescimento profissional de cada um deles. 

07 — Sustentabilidade 

De quê adianta investir em educação corporativa sem colaborar para que haja um meio ambiente propício para a atuação da sua empresa? Sem a fauna e a flora, o planeta não consegue prosperar e se manter habitável, o que, definitivamente, não é interessante para nenhum aspecto da sociedade, muito menos para a sua empresa. 

Então, a educação corporativa da sua companhia deve caminhar junto à sustentabilidade, garantindo que os recursos naturais sejam utilizados de maneira responsável e consciente, para ser possível preservar o meio ambiente ao máximo. 

Entenda como implementar a educação corporativa no seu negócio 

 

Se você chegou até esse ponto do post, com certeza já entendeu que a educação corporativa é fundamental para o bom desenvolvimento da sua empresa, não é mesmo? Mas, como aplicar essa estratégia afinal? 

Veja algumas dicas de como implementar a educação corporativa no seu negócio e, logo em seguida, coloque-as em prática para ter o melhor resultado possível! 

 

  • Analise quais ações de aprendizado já estão em prática na corporação e observe os seus pontos positivos e negativos;
  • Avalie as habilidades que a sua equipe de profissionais já possui e quais devem ser aprimoradas; 
  • Desenvolva um plano de ação, pensando nas melhores formas de alcançar os objetivos da sua empresa e solucionar os problemas encontrados nas duas ações anteriores;
  • Faça parcerias com empresas de treinamentos, cursos e programas empresariais; 
  • Defina as responsabilidades de cada colaborador nesse processo; 
  • Engaje os gestores de todos os setores da sua empresa e estimule-os a motivar os demais colaboradores; 
  • Acompanhe e analise os resultados de todas as ações, para promover novas mudanças e manter as ideias que deram certo. 

Conclusão

Sendo uma estratégia utilizada até pela majestosa Disney, a educação corporativa não pode ser deixada de lado na sua empresa. Então, agora que já aprendeu muitas informações sobre ela, é hora de aplicá-la no seu negócio e esperar pelos bons resultados. 

Para isso, conte com o Seeds Of Dreams Institute e impulsione, ainda mais, o crescimento da sua companhia!

 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp