Seeds of Dreams Institute




Voltar

Roy Disney: Biografia, Metodologia e os Segredos de Sucesso

Roy Disney foi um empresário estadunidense de grande sucesso, sendo, juntamente com o seu irmão Walt Disney, co-fundador e sócio da empresa Disney. Sua história se tornou uma inspiração para milhões de empresários em todo o mundo. 

Geralmente, o sucesso é um objetivo que parece utópico ou muito distante. Isso faz com que muitos empreendedores se vejam desmotivados e, até, desacreditados do futuro de seus negócios.  

Porém, essa situação pode ser alterada quando se conhece histórias de sucesso, de pessoas que lutaram durante anos, e, no final, tudo valeu a pena. Roy Disney é um desses grandes exemplos de determinação, gestão e, claro, sucesso. Descubra, nesse post, um pouco sobre essa personalidade tão inspiradora. 

Saiba quem foi Roy Disney: Biografia Completa

Terceiro filho de Elias Charles Disney e Flora Call Disney, Roy Oliver Disney nasceu em Chicago, Illinois, em 24 de junho de 1893. Ele era 8 anos mais velho que Walt Disney, seu irmão, mas isso não impediu que a relação dos dois fosse extremamente próxima.  

No início de sua carreira, Roy Disney trabalhou em uma fazenda, foi contratado pelo Primeiro Banco Nacional de Kansas City como balconista e serviu à Marinha dos Estados Unidos. Devido à tuberculose, Roy Disney recebeu alta, em 1919, da Marinha, e isso fez com que ele voltasse à vida civil.  

A partir disso, ele começou a trabalhar como banqueiro, na cidade californiana de Los Angeles. Logo depois, em 1923, Walt Disney também chegou a essa localidade, incentivando o irmão a criarem, juntos, a Disney Bros Studio.  

Por serem muito próximos, os irmãos construíram suas casas uma ao lado da outra enquanto viviam em Los Angeles. Roy cuidava das questões financeiras da empresa, e Walt era responsável pelo aspecto criativo do negócio.  

Eles atuaram como parceiros e co-presidentes da Disney Studios, até que Walt decidiu, em 1960, deixar as funções de gestão e focar integralmente no lado criativo da empresa. Roy se manteve na supervisão do negócio, principalmente porque havia um parque temático e resort em construção.  

Esse parque era o tão famoso Disney World, que, após a morte de Walt, em 1966, passou a se chamar Walt Disney World, como forma de homenagem feita por Roy. A presidência da companhia foi ocupada por Roy Disney de 1966 a 1968. Após a abertura do parque temático Walt Disney World, em 1971, Roy deixou de atuar na empresa e faleceu no mesmo ano.  

Sua morte aconteceu em 20 de dezembro de 1971, aos 78 anos, e foi provocada por uma hemorragia intracraniana. Ele foi enterrado em Los Angeles, e o seu legado continua existindo até os dias atuais.

Descubra mais sobre a vida de Roy Disney no livro: Roy Disney - Um Império Construído nos Bastidores 

Roy Disney: o modelo de gestão da Disney

Um modelo de gestão consiste no conjunto de políticas e práticas que norteiam uma organização, guiando-a e controlando-a. O modelo de gestão é fundamental para qualquer empresa, já que ele determina como o negócio funciona e como ele se sai no mercado de atuação. 

Roy Disney tinha um modelo de gestão próprio para a Disney, sendo uma inspiração para empreendedores em todo o mundo. 

Sobre o modelo

O modelo de gestão da Disney é bastante conhecido mundialmente pela sua excelência. Ele consiste na gestão focada na experiência geral dos clientes, tanto interna quanto externa. Essa estratégia foi a base para o crescimento e, como consequência, o sucesso da empresa. 

Roy Disney e Walt Disney desenvolveram o modelo de gestão da Disney baseado em quatro estágios: excelência de liderança, excelência do elenco, satisfação do cliente, e resultados/repetição. Essas separações fizeram com que cada setor empresarial refletisse os ideais mágicos e empreendedores dos irmãos Disney. 

Cada um desses estágios trabalha em um quesito fundamental da entrega dos produtos e dos serviços da Disney, estando integrado aos outros estágios e sendo parte importante para o resultado geral. 

Resultados

Desde a abertura oficial do Disney Studios e do Walt Disney World, a companhia se tornou o maior conglomerado de mídia independente do mundo. Sua importância transpassa de geração a geração, sendo um marco na infância de crianças de todas as partes do mundo.

Metodologia Disney: conheça os seus quatro estágios

Como abordado anteriormente, a metodologia de gestão de Roy Disney foi essencial para o sucesso da Disney. Entenda, agora, como funciona cada um dos quatro estágios desse modelo de gestão! 

Qualidade da Liderança

A liderança é a “cabeça” de qualquer empresa. Justamente por isso, ela precisa transmitir os seus valores e objetivos aos outros colaboradores. Na Disney, a transmissão de cultura, de metas e de ensinamentos é muito valorizada.  

A liderança deve extrair o melhor de cada funcionário e garantir que o trabalho em equipe seja realizado em alto nível. Além disso, o líder precisa fazer com que cada colaborador se sinta parte da empresa e tenha orgulho de “vestir a camisa” da organização. 

Excelência do Elenco

A função do líder também é observada no segundo estágio da metodologia Disney. Todos os colaboradores da Disney devem ser tratados como parte do “elenco”, como se a empresa fosse realmente um filme, que é uma das especialidades da companhia.  

Isso faz com que os funcionários sejam vistos como as estrelas da empresa, os astros responsáveis pelo sucesso, pela magia e pelo legado da Disney. Para que isso seja possível, a seleção da equipe Disney é feita com muito cuidado.  

Antes de entrar ativamente no elenco da Disney, todos os colaboradores passam por um treinamento. Esse treinamento se chama “Traditions” e mostra como funciona a organização e quais são as tradições da empresa, além de ensinar as melhores práticas para manter a magia da Disney viva e satisfazer os visitantes e os clientes. 

Satisfação do Cliente

Falando em clientes, eles são o foco do terceiro estágio da metodologia Disney. Com uma liderança de qualidade e um elenco de excelência, os serviços oferecidos pela empresa passam a ser os melhores possíveis. Como consequência, a experiência do cliente também se torna mais satisfatória.  

Assim, a satisfação do cliente nunca pode ser deixada em segundo plano. Ela é fundamental para a sustentabilidade da empresa, uma vez que guia os resultados empresariais e dá credibilidade e fidelização à marca. 

Repetição ao Resultado 

Depois de monitorar e investir em todos os outros estágios, é o momento de ver os resultados dessas ações. Analise o que deu certo e o que deve ser melhorado. A partir disso, repita os acertos e corrija os erros, para melhorar, cada vez mais, os serviços e produtos ofertados aos clientes!  

Para aprender mais sobre a Metodologia Disney, faça hoje mesmo curso online Guestologia Business e descubra tudo sobre o método Disney para encantar clientes.

O Segredo Disney: Sonhar, Acreditar, Ousar, Fazer 

Roy Disney possui um legado muito maior que apenas sucesso financeiro e profissional. Ele mostra que o segredo para alcançar tudo que alcançou ao longo de sua vida consiste em algumas “palavrinhas mágicas”: Sonhar, Acreditar, Ousar e Fazer.  

Sonhe alto; acredite que é possível atingir os objetivos, crendo nos seus valores e na sua intuição; ouse fazer a diferença e ser uma referência; faça tudo que estiver ao seu alcance, com excelência e muita dedicação. 

Conclusão

Roy Disney é uma figura extremamente relevante, inspiradora e histórica. Sem dúvidas, o seu legado serve como inspiração para todos aqueles que querem se destacar em seus ramos de atuação ou querem, simplesmente, realizar os seus sonhos pessoais.  

Lembre-se desse grande exemplo de sucesso, aplique a sua metodologia e veja os resultados chegarem!

 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp