Seeds of Dreams Institute




Voltar

Competências Profissionais: Quais São, Para que Servem, Como Desenvolver e Dicas para se Destacar

As competências profissionais são as habilidades necessárias para os trabalhadores conseguirem executar as suas tarefas empresariais com excelência. 

As responsabilidades de uma empresa não podem ser cumpridas se os colaboradores não tiverem as qualificações necessárias para realizá-las, não é mesmo? Essas características imprescindíveis são chamadas de competências profissionais, e você precisa saber reconhecê-las e aperfeiçoá-las em sua organização. 

Quer saber mais informações sobre as competências profissionais? Então, continue nesse post e descubra tudo que é necessário para melhorar os resultados da sua companhia! Vamos começar? 

Afinal, o que são competências profissionais?

As competências profissionais são as habilidades primordiais para a execução de projetos e responsabilidades empresariais. Elas podem ser de diversas categorias, como de gestão, comportamental e técnica. 

Ao escolher novos funcionários, a sua empresa deve prestar atenção nas qualificações de cada um dos candidatos, por serem fundamentais para o dia a dia do negócio e para determinar a qualidade do trabalho dos colaboradores. 

As competências profissionais também são bastante conhecidas como soft e hard skills, podendo ser desenvolvidas, praticadas e aperfeiçoadas ao longo da vida, tanto em âmbitos profissionais quanto pessoais. 

A importância de se ter mais competências profissionais

As competências profissionais são de extrema importância para um profissional que tem o interesse de aprimorar as suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. Elas elevam o nível do trabalhador, diversificando o leque de possibilidades e aumentam as chances de contratação.

Para além do ramo trabalhista, ter mais competências profissionais também te ajudam no desenvolvimento pessoal. Elas são importantes para a autoestima e para o aperfeiçoamento de qualificações úteis no dia a dia. Um exemplo disso é a autoconfiança, sendo uma competência de grande relevância para diversas situações fora do ambiente de trabalho, como relacionamentos.

Conheça os principais tipos de competências profissionais

Se você chegou até aqui, já deve estar se perguntando quais são as tão faladas competências profissionais, certo? Bem, elas são incontáveis, mas há algumas que se destacam entre as demais. 

Confira quais são os principais tipos de competências profissionais:

Flexibilidade 

A flexibilidade é uma habilidade capaz de destacar qualquer profissional frente ao resto da equipe. Isso porque as empresas sempre passam por mudanças e transformações, e é importante que os colaboradores sejam flexíveis e saibam se adaptar e enxergar desafios como oportunidades para aprender e se desenvolver. 

Comunicação

A comunicação é uma competência profissional que é bastante autoexplicativa. Como vivemos em sociedade, é impossível se manter em um trabalho ou em qualquer situação cotidiana sem conversar e dialogar com outras pessoas. 

Se comunicar com os demais colaboradores da organização é fundamental para a realização das tarefas empresariais, afinal, muitas delas precisam ser executadas por diferentes pessoas, até mesmo de diferentes setores. 

Então, saber se comunicar com a equipe e ter uma comunicação assertiva com cada um dos outros funcionários deve estar no topo da sua lista de competências profissionais a serem desenvolvidas. 

Pensamento crítico 

Embora o  respeito e certa obediência aos seus superiores, sejam um dever de todo profissional, você não deve aceitar todos os comandos e concordar com todas as ideias propostas sem, antes, raciocinar e pensar se está realmente tomando a decisão correta. 

O pensamento crítico te ajuda a ser um profissional mais sensato que contribui ativamente com a empresa. São as pessoas que possuem pensamento crítico que dão boas ideias empresariais e ajudam nas escolhas e no crescimento do negócio. 

Por isso, você deve utilizar a sua habilidade para argumentar, sugerir mudanças e dar feedbacks à equipe. Assim, conseguirá colaborar com o seu desenvolvimento profissional e com a empresa em si. 

Criatividade

A criatividade é uma habilidade trabalhada desde a infância, desde as primeiras interações entre pais e filhos. Ela é uma competência que deve nos acompanhar durante toda a vida, mas muitas pessoas acabam deixando-a para trás, o que é um péssimo negócio. 

Isso porque a criatividade tem o poder de diferenciar os profissionais e as empresas no mercado, uma vez que ela pode proporcionar produtos diferenciados, solucionar problemas de modo facilitado, promover a colaboração entre os funcionários e garantir, de modo geral, melhores resultados empresariais. 

3 dicas para desenvolver mais competências profissionais

Por serem de extrema importância, é normal pensar se é possível desenvolver as competências profissionais. A resposta é que sim, você consegue aperfeiçoar as suas habilidades, para crescer pessoal e profissionalmente! 

Confira, portanto, 3 dicas para desenvolver mais competências profissionais:

Ouça e aprenda 

A melhor maneira de aprimorar as suas qualificações é ouvindo, aprendendo e praticando. Busque palestras, livros, vídeos e podcasts e faça perguntas às pessoas que possuem, em um nível satisfatório, as habilidades que você almeja conquistar. 

Mas, apenas ouvir não é suficiente. Você precisa partir para a etapa prática e tentar, gradualmente, desenvolver a competência. Peça feedbacks a quem estiver ao seu lado nesse processo e observe as diferenças ao longo do desenvolvimento. 

Torne suas metas claras e alcançáveis

Ao pensar nas habilidades que você quer desenvolver, é importante analisar quais são as suas metas em relação a elas e como alcançá-las. Por isso, trace objetivos claros e, principalmente, realistas. 

Não adianta querer mudar “da água para o vinho” imediatamente. Você precisa ir devagar e em passos pequenos, para conseguir ter um progresso satisfatório e produtivo. 

Se conheça bem, pontos fortes e fracos

No desenvolvimento das competências profissionais, o autoconhecimento é fundamental. Você deve reconhecer as suas limitações, dificuldades, aptidões e facilidades. Assim, saberá qual é a melhor forma de agir frente à sua personalidade para conquistar bons avanços nas habilidades desejadas! 

Conclusão 

Agora que você já sabe o que são as competências profissionais, algumas das principais entre elas e como desenvolvê-las, é importante colocar os aprendizados em ação. Então, avalie quais habilidades você precisa aprimorar no âmbito profissional e, também, pessoal, e comece a praticá-las no seu cotidiano. 

Se precisar de qualquer auxílio, conte com o Seeds of Dreams Institute!  

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp