Seeds of Dreams Institute




Voltar

Como Motivar Uma Equipe: Importância, Aplicação e Estratégia Disney

Ter a capacidade de motivar uma equipe é crucial para as companhias que desejam melhorar o ambiente interno de trabalho e obter melhores resultados gerais. Mas, para que isso seja eficiente, é preciso ter uma série de estratégias e ações.  

Se você quer tornar a sua empresa em um local agradável e satisfatório para se trabalhar, deve entender como motivar uma equipe. Então, leia esse post e descubra todas as informações necessárias! 

Afinal, o que é motivar uma equipe?

Antes de saber como motivar uma equipe, é necessário entender o que isso realmente significa. Motivar uma equipe é fazer com que os seus colaboradores trabalhem mais felizes, satisfeitos e com propósito.  

Um time motivado executa as suas tarefas não apenas por obrigação, mas sim por saber que uma atividade faz parte do todo e do sucesso de toda a empresa. Quando você motiva a sua equipe, os seus funcionários passam a se enxergar como membros, de fato, da organização. Assim, eles entendem que o bem da empresa também significa o bem coletivo.  

Motivar um grupo empresarial é mostrar aos profissionais que o bom trabalho deles reflete nos resultados do negócio, o que, consequentemente, reflete na situação empresarial de cada um deles.  

Tudo isso faz com que a equipe trabalhe de maneira engajada, aumentando a produtividade, otimizando processos e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. 

Importância e vantagens

Quando estão engajados e satisfeitos com a empresa, os colaboradores trabalham com mais dedicação, excelência e produtividade. Com isso, os serviços são entregues com mais qualidade, o que melhora a experiência dos clientes com a organização. Consequentemente, os resultados financeiros e empresariais, de modo geral, ficam muito mais satisfatórios.  

Motivar uma equipe também torna o ambiente de trabalho mais prazeroso. Isso faz com que os colaboradores tenham vontade de estar no emprego e de conviver com os companheiros. Assim, a credibilidade da empresa aumenta, mais pessoas se interessam em trabalhar no local e tudo flui com maior facilidade e qualidade.  

Além de todas essas vantagens, há outros benefícios proporcionados pela motivação da equipe: aumento do comprometimento, maior otimização de tempo, diminuição de processos trabalhistas, melhoria na imagem da empresa, aumento da autoestima dos colaboradores e muito mais!  

Leia também: Educação Corporativa: Como Funciona, Aplicação e Dicas

 

Como motivar uma equipe: Estratégia Disney

Como podemos ver, a motivação da equipe interna está intimamente relacionada ao crescimento da empresa. A metodologia Disney de encantamento de clientes internos e externos tem servido de inspiração para empresas em todo o mundo. 

Afinal, nada melhor do que buscar inspiração em uma organização de sucesso, que é considerada uma referência global em motivação profissional. Por isso, descubra as ações utilizadas na estratégia Disney e aplique-as em sua organização:

01- Todos são importantes

Na Disney, todos os colaboradores são tratados como parte de um elenco. Assim como em um filme ou uma peça teatral, cada um dos envolvidos na empresa é importante para o desenvolvimento das atividades e para o resultado final. 

Dessa forma, o primeiro passo de como motivar uma equipe é mostrar que todos são importantes. Deixe isso claro o tempo todo e exponha, por meio de ações, que os seus colaboradores são fundamentais para a organização.

Você vai gostar de saber: Business Programs

02- Seja humano uns com os outros

Desde o início da contratação, os colaboradores são instruídos a serem gentis e respeitosos uns com os outros. Na sua empresa, isso deve partir de você e dos gestores, já que precisam ser os principais exemplos. 

Assim, reforce sempre que ser gentil, respeitoso com os colegas de trabalho e com os clientes é uma característica fundamental e positiva para todos. Com isso, o clima do ambiente de trabalho com certeza será melhor, e os funcionários ficarão mais motivados. 

03- De um propósito para cada um

Os colaboradores precisam de um propósito para trabalharem. Eles precisam enxergar que fazem parte do todo, que possuem tarefas importantes, que a sua atuação muda tudo na empresa. Por esse motivo, na Estratégia Disney, os funcionários exercem suas funções com alegria e satisfação, já que sabem a importância delas.

Então, para motivar a sua equipe, dê um propósito para cada um dos colaboradores. Você observará que eles trabalharão mais engajados, tanto para alcançar os seus propósitos quanto para ficarem satisfeitos com eles próprios. 

04- Otimismo é o segredo

O otimismo é uma característica que não pode ficar de fora da sua empresa. Se você e a sua equipe são pessimistas e só veem o lado negativo das coisas, com certeza refletirão essa atitude nos resultados empresariais, profissionais e, até mesmo, pessoais. 

Desse modo, trabalhe esse aspecto nos seus funcionários. Mostre que o otimismo é uma qualidade que melhora o trabalho e os resultados de cada um deles, realize gincanas e desenvolva treinamentos que revelem a importância do otimismo

 

05- Transmita segurança

Para que o seu time empresarial transpareça motivação, os seus profissionais precisam confiar no seu trabalho e na sua empresa. Só assim eles conseguirão realizar as suas funções com tranquilidade e qualidade.  

Por essa razão, transmita segurança e mostre que a sua equipe não tem com o que se preocupar. Deixe claro que eles estão em uma empresa confiável, profissional e qualificada que podem contar com você e com os outros gestores para o que precisarem. 

06- Reforce os pontos positivos

Para manter a sua equipe motivada, é preciso estar reforçando os pontos positivos disso a todo tempo. Sempre relembre aos seus colaboradores o porquê é importante estarem engajados e reforce as vantagens disso.  

Assim, sempre que ficarem desmotivados ou enfrentarem dias ruins, se lembrarão do propósito e da importância de suas ações. Com isso, poderão se recompor e voltar a trabalhar com prazer, satisfação e, claro, motivação.

07- Como líder ande junto

Como você é o líder da sua empresa, precisa andar junto aos funcionários. Não é apenas a sua equipe que precisa se manter motivada. Você também deve estar engajado, ter um propósito e transmitir tudo isso ao seu time.  

Se você estiver desmotivado, insatisfeito e trabalhando por mera obrigação, os seus colaboradores terão a mesma atitude. Então, mostre a todos que você está “no mesmo barco”, trabalhando junto a eles e fazendo parte do mesmo elenco, em prol de um mesmo objetivo e propósito central. 

08- Seja exemplo no trabalho

Se quer ter uma equipe motivada, precisa ser o exemplo no trabalho. Você deve estar em sintonia com os seus profissionais, ter uma boa relação e mostrar que trabalha com motivação. Isso porque você é a inspiração e a “cabeça” da empresa.  

Dessa maneira, precisa guiar os seus colaboradores e influenciá-los positivamente. Se você estiver bem e motivado e transparecer isso enquanto estiver na empresa, com certeza o seu time te acompanhará e se espelhará no seu exemplo. 

Conclusão

Se quer que a sua empresa seja uma referência mundial, assim como a Disney, precisa levar a motivação da sua equipe muito a sério. 

Conheça a metodologia Disney de encantamento do programa Guestologia Business oferecido pelo Seeds Of Dreams Institute e mude a trajetória de crescimento da sua empresa. 

Oferecemos também os melhores programas de imersão que farão você vivenciar toda a magia do universo Disney.

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp