Para fazer uma pesquisa de satisfação eficiente, é necessário conhecer as necessidades e os objetivos da sua empresa. Assim, é possível escolher o modelo de pesquisa que esteja alinhado com as suas metas e utilizar os dados coletados para melhorar a atuação da companhia no mercado.
Uma empresa que preza pela qualidade dos seus serviços e tem o objetivo de estar em constante aprimoramento precisa contar com ferramentas que auxiliem no desenvolvimento empresarial contínuo e eficiente.
A pesquisa de satisfação é um desses recursos e pode te ajudar bastante no processo de melhoria dos serviços e dos produtos oferecidos pela sua empresa. Quer saber mais sobre esse tipo de ferramenta e entender como aplicá-la ao seu negócio?
Então, continue nesse post e aprenda tudo sobre pesquisa de satisfação com o Seeds of Dreams Institute!
A pesquisa de satisfação consiste em uma metodologia cujo objetivo é entender a opinião dos clientes de uma empresa, a fim de pensar em caminhos para melhorar a reputação e a qualidade da companhia frente ao mercado consumidor.
Com esse recurso, você consegue mensurar o nível de satisfação dos seus clientes e saber a exata opinião de cada um deles sobre determinado ponto da relação entre eles e a sua marca. O ponto do relacionamento a ser analisado pode ser relativo a qualquer parte da jornada do consumidor, desde o atendimento ao produto/serviço.
Realizar pesquisas de satisfação é uma ação de extrema importância para a sua empresa. É por meio dessa ferramenta que você entenderá o que o mercado consumidor pensa em relação ao seu negócio e aos produtos/serviços disponibilizados por ele.
Sem uma pesquisa de satisfação de qualidade, não é possível saber quais são os pontos
negativos e positivos da sua marca no ponto de vista dos clientes, agentes cruciais para o sucesso e o crescimento empresarial.
Assim, a pesquisa de satisfação serve para te manter atualizado quanto à opinião dos consumidores e esclarecer quais são as melhorias necessárias em sua empresa para que ela obtenha maior taxa de atração, retenção e fidelização de clientes.
Com isso, os seus resultados empresariais melhorarão consideravelmente, e o seu negócio conseguirá maior destaque em meio aos concorrentes.
Que a pesquisa de satisfação é um recurso indispensável para a sua empresa, você já entendeu, certo? Mas, como colocá-la em prática de modo assertivo e garantir, assim, resultados satisfatórios? Descubra agora!
Para extrair o maior número de informações produtivas dos seus clientes, você precisa elaborar boas perguntas para a pesquisa de satisfação. Analise quais são os aspectos da empresa que precisam de maior atenção e desenvolva perguntas associadas a eles.
Dessa forma, os consumidores serão questionados quanto aos pontos em que você quer investir e realizar melhorias. E, assim, o resultado da sua pesquisa será assertivo e eficiente, possibilitando um aprimoramento direcionado e de alta qualidade.
Nem todas as pessoas que entram em sua loja fazem parte do seu público-alvo e dos clientes que realmente consomem os seus produtos/serviços. Por isso, você precisa selecionar quem participará da pesquisa de satisfação para ter melhores resultados.
Então, analise com sabedoria o tipo de pergunta da sua pesquisa e quem saberá respondê-lo de maneira eficiente e proveitosa para a tomada de decisão da sua empresa.
Além das perguntas atreladas ao ponto do relacionamento entre o cliente e a sua empresa que será analisado, é interessante solicitar aos clientes alguns dados que facilitem na identificação do perfil de cada um deles.
Faixa etária, quantidade de compras feitas em sua marca e canal de comunicação que mais utiliza, são algumas informações que te ajudam a entender qual é o público do seu negócio e a melhor forma de agradá-lo. Assim, a pesquisa de satisfação fica ainda mais completa e útil para a sua empresa!
Cada tipo de pesquisa de satisfação tem uma metodologia específica para a coleta dos dados e a contabilização dos resultados. Então, ao escolher a ferramenta que utilizará, tenha a certeza de que entendeu o funcionamento do seu método de coleta, para não acabar tendo resultados equivocados ou inconclusivos.
Se você pensava que só tinha um modo de realizar a pesquisa de satisfação, estava muito enganado! Há vários modelos desse tipo de pesquisa, e cada um deles foca em alcançar os clientes sob um ponto de vista diferente. Confira os principais entre esses tipos:
O formulário de pesquisa de satisfação é um modelo muito prático e eficiente para realizar essa tarefa. Ele deve ser breve e direto, tendo, no máximo, 10 perguntas e sendo feito com questões de múltipla escolha.
Ele precisa ser claro e imparcial, e você pode aproveitá-lo para fazer perguntas de variados aspectos aos clientes, para conseguir o maior número de informações possível. Vale lembrar que esse formulário pode ser enviado ao cliente virtualmente, pelos diversos canais de comunicação, ou entregue impresso na própria loja física.
Ao longo dos últimos anos, o WhatsApp se tornou uma ferramenta incrível para a comunicação. Além de facilitar o contato entre a sua empresa e os clientes, ele também auxilia na pesquisa de satisfação, deixando-a muito mais prática.
Através desse aplicativo, você consegue criar enquetes, pedir para os consumidores responderem se gostaram ou não de algum serviço/produto, solicitar classificações de 1 a 5 (ou 1 a 10) quanto aos inúmeros aspectos da marca e enviar formulários. Isso permite que a sua pesquisa de satisfação seja mais rápida, cômoda e econômica!
Se você está inseguro e não quer comandar a sua pesquisa de satisfação, uma boa alternativa é contratar uma consultoria especializada nesse tipo de serviço. Ao contar com esse tipo de trabalho, você terá profissionais muito qualificados para o desenvolvimento e a execução da sua pesquisa, tornando-a ainda mais assertiva e eficiente!
A métrica NPS é uma das mais utilizadas entre as empresas. Muito provavelmente, você mesmo já foi questionado por meio desse método em alguma loja. O Net Promoter Score é um questionário com apenas uma pergunta, e o cliente deve respondê-la de modo a avaliar o serviço/produto em uma escala de 0 a 10.
Os consumidores são divididos em grupos: detratores, neutros e promotores. Os detratores são aqueles que avaliaram a pergunta com um número de 0 a 6, o que significa que não gostaram da experiência que tiveram com a sua empresa e, portanto, não irão recomendá-la e se afastarão.
Os que responderam com uma classificação 7 ou 8 são clientes neutros, que não criticam, nem elogiam a sua marca. Por fim, os promotores são os que deram notas 9 ou 10 para a sua empresa, sendo possíveis clientes fiéis, que irão recomendá-la e elogiá-la a outros consumidores.
Agora que já sabe tudo que precisa sobre a pesquisa de satisfação, é hora de colocá-la em prática e aproveitar os seus benefícios. Se quiser intensificar os seus resultados e deixar a sua empresa em destaque no ramo de atuação, conte com os programas e treinamentos do Seeds of Dreams Institute e tenha muito sucesso!
Seeds of Dreams Institute