Seeds of Dreams Institute




Voltar

Indicadores de Qualidade: O que são, Para que Serve, Importância e Dicas

Os indicadores de qualidade são métricas fundamentais para mensurar o desempenho de uma empresa e a qualidade dos seus serviços.  

Um negócio sempre deve estar em constante evolução e aprimoramento, não é mesmo? Para ter sucesso em qualquer mercado de atuação, é preciso acompanhar as inovações tecnológicas, os desejos e as necessidades dos consumidores. 

Uma forma de se manter em progresso e se destacar em meio aos concorrentes é utilizando os indicadores de qualidade. Eles são capazes de te mostrar o que deve ser melhorado e o que está agradando os seus clientes, sendo um ótimo guia para as suas tomadas de decisões.

Não conhece os indicadores de qualidade ou quer saber mais sobre eles? Vem com o Seeds of Dreams Institute e descubra tudo! 

Saiba o que são os indicadores de qualidade 

Os indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para avaliar o desempenho de uma empresa. Isso é feito a partir de pesquisas de satisfação com os clientes, para entender a qualidade dos serviços prestados e dos produtos ofertados. 

Por meio dos indicadores de qualidade, você consegue perceber quais processos necessitam de melhorias e quais serviços já estão sendo oferecidos com alta qualidade. Assim, a sua empresa pode progredir com maior assertividade, sabendo como agradar ao público, uma vez que os clientes são a fonte central para as conclusões dos indicadores. 

Para que servem, afinal, os indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são uma ótima maneira de mensurar a eficiência dos processos da sua empresa. Eles servem para te ajudar a entender o que deve ser alterado no desenvolvimento e na execução dos seus serviços. 

Com esse recurso, você consegue reparar se os produtos estão sendo entregues fora do prazo, com defeitos, irregularidades e/ou má qualidade em geral. Além disso, também é possível avaliar a satisfação dos clientes com o que é oferecido pela empresa, desde o produto/serviço em si até o atendimento. 

Dessa forma, a sua empresa fica capacitada a entregar melhores resultados aos consumidores, destacando-se no mercado de atuação e obtendo maior sucesso empresarial!

Saiba qual a importância dos indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são de extrema importância para o desenvolvimento saudável e ágil de uma empresa. Isso porque eles conseguem captar as verdadeiras opiniões dos clientes e concluir, a partir delas, as mudanças necessárias na companhia para a obtenção de melhores resultados. 

Assim, é possível superar as expectativas dos consumidores, melhorar a imagem da empresa, aumentar o destaque em meio aos concorrentes e obter um crescimento bastante satisfatório.

Conheça os tipos de indicadores de qualidade

Agora que você já entendeu o que são e qual a importância dos indicadores de qualidade, é o momento de conhecer seus tipos ferramenta. Confira quais são eles e veja quais devem ser implementados em sua empresa!

Indicadores ligados aos processos 

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores ligados aos processos são responsáveis por analisar o desempenho das operações empresariais, para entender o potencial do produto, a eficiência da equipe e a qualidade do funcionamento interno da empresa. 

Veja quais são os mais utilizados:

Indicador de eficácia

O indicador de eficácia avalia se os processos estão sendo realizados corretamente, visando os menores custos e a maior lucratividade possível. 

Indicador de capacidade

O indicador de capacidade mensura o quanto uma empresa pode produzir e o quanto ela, de fato, produz em um determinado período. Se a métrica revela que os processos estão sendo executados em uma porcentagem próxima à máxima, isso significa que a empresa está funcionando exatamente da forma que é capaz. 

Indicador de eficiência 

O indicador de eficiência mede o desperdício de recursos ao longo da produção de produtos ou da execução de serviços. Uma empresa que produz mais, consumindo menos recursos, é mais eficiente e gera maiores lucros. 

Indicadores voltados aos consumidores 

Os indicadores de qualidade voltados aos consumidores são aqueles que querem avaliar a relação entre uma empresa e os seus respectivos clientes. Eles consideram a opinião do consumidor como base principal e analisam o que deve ser alterado na companhia para alcançar a plena satisfação e fidelidade dos clientes. 

Confira quais são eles:

Indicador de satisfação do cliente

A satisfação do cliente pode ser mensurada a partir de diversos aspectos, como tempo de resposta, engajamento dos funcionários, qualidade dos serviços/produtos, custo-benefício e muito mais. 

Assim, um indicador de satisfação do cliente analisa justamente se o consumidor está feliz com os serviços e produtos fornecidos pela sua empresa, além de mensurar a porcentagem de clientes que são detratores, neutros ou promotores do seu negócio.

Aceitação no mercado ou nicho 

O indicador de aceitação no mercado ou nicho de atuação é aquele que mensura o quão aceito o seu produto ou serviço é em meio aos consumidores. Ele avalia se a sua empresa alcança os desejos, soluciona as necessidades e/ou chama a atenção do público. 

Serviço de atendimento ao cliente

O serviço de atendimento ao cliente também pode funcionar como um bom indicador de qualidade. Ele se refere ao suporte que a empresa dá aos consumidores antes, durante e após a compra de um produto/serviço. 

Porém, ao entrar em contato com esse setor empresarial, o cliente também pode manifestar a sua opinião quanto à empresa, desde o atendimento em si até a qualidade do produto/serviço adquirido. Dessa forma, o SAC também funciona como indicador para a empresa!

Indicador de segurança

O indicador de segurança avalia, literalmente, a segurança dos trabalhadores e dos processos da empresa. Ele tem o papel de evitar acidentes no ambiente de trabalho e promover um local mais seguro para os colaboradores. 

Indicador de impacto 

O indicador de impacto revela se as metas e os objetivos centrais da empresa estão sendo alcançados e se eles estão alinhados aos valores e propósitos da companhia. Assim, você consegue entender o desenvolvimento do seu negócio e avaliar se ele está conforme o esperado. 

Conclusão

Após entender tudo acerca dos indicadores de qualidade, é hora de colocá-los em ação na sua empresa. Não sabe como fazer isso? Conte com a ajuda do Seeds of Dreams Institute e tenha os melhores resultados! 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp