Seeds of Dreams Institute




Voltar

Gestão de Riscos: Como Funciona, Aplicação na Prática, Vantagens e Tipos

Gestão de riscos é um modelo de gerenciamento focado em um conjunto de medidas coordenadas, possuem o objetivo de controlar e administrar uma empresa em relação a potenciais ameaças, independentemente do tipo.   

Uma empresa que preza por sua integridade precisa estar atenta a todas as variáveis e deve garantir a segurança e o pleno funcionamento de tudo relativo a ela, desde os processos empresariais até o próprio ambiente de trabalho.

Pensando nisso, surge a gestão de riscos, uma administração cujo objetivo é justamente preservar a organização e evitar possíveis problemas. Não sabe o que é a gestão de riscos ou quer descobrir mais informações a respeito dela? Então, vem com o Seed of Dreams e aprenda tudo nesse post! 

Conheça mais sobre gestão de riscos  

Entender tudo sobre gestão de riscos é extremamente importante para a sua empresa e para o seu funcionamento. Sem ela, você não mantém a sua companhia segura a todo tempo, nem consegue lidar com os contratempos de maneira planejada e eficiente. 

Por essa razão, confira, agora, as informações mais relevantes sobre a gestão de riscos:

O que é? 

Toda empresa está sujeita a correr riscos, não é mesmo? É para isso que existe a gestão de riscos. Ela é um modelo de gerenciamento baseado em atividades integradas que controlam a companhia e evita que ela enfrente os efeitos negativos dos problemas que podem eventualmente atingi-la.

Por meio de um efetivo sistema de monitoramento, a organização consegue observar todos os eventos e processos empresariais, a fim de proporcionar a melhoria constante do funcionamento da empresa de modo geral. 

Como funciona em uma empresa

A gestão de riscos prepara e utiliza os recursos humanos e materiais para reduzir ou solucionar os riscos. A sua intenção é prevenir que situações maléficas ocorram, e isso é feito com a antecipação delas, a partir da incorporação desses cenários, na prática. 

Ou seja, os funcionários são treinados para saber enfrentar os problemas, reconhecer possíveis riscos e saber exatamente como agir em cada situação. 

Além disso, a gestão de riscos também pode funcionar de maneira prescritiva. Isso acontece quando o risco ocorre na empresa de modo imprevisível. Nessa situação, a companhia precisa entrar em ação rapidamente e conseguir resolver o impasse com agilidade.

Assim, nesse caso, a gestão de riscos incentiva a empresa a agir de forma dinâmica e estratégica, para conseguir se livrar do problema com rapidez e sem passar por muitas dificuldades e grandes prejuízos.

As vantagens da gestão de riscos

Como você já deve imaginar, a gestão de riscos é crucial para a segurança, a integridade e a saúde da sua empresa. Mas, afinal, quais são os benefícios dessa prática? Conheça agora as vantagens da gestão de riscos e entenda, de uma vez por todas, a sua importância para o seu negócio: 

  • Prevenção de prejuízos, danos e perdas;
  • Facilitação da identificação de riscos;
  • Maior lucratividade empresarial;
  • Auxílio na tomada de decisão;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores e clientes;
  • Melhoria da credibilidade empresarial;
  • Menores custos relativos à resolução de problemas;
  • Otimização de processos.

Saiba quais são os tipos de gestão de riscos

Muito se engana quem pensa que a gestão de riscos é generalista e lida com todos os riscos da mesma forma. Em sua empresa, para que ela seja aplicada da maneira correta e eficaz, você precisa entender quais são as suas categorias e como cada uma delas funciona. 

Conheça, portanto, quais são os tipos de gestão de riscos!

Riscos estratégicos 

Como o próprio nome já diz, a gestão de riscos especializada em riscos estratégicos visa controlar o sistema e as estratégias a longo prazo da sua empresa. Quesitos como regulamentações, surgimento de novos concorrentes e mudanças no mercado e nas leis são considerados nesse gerenciamento. 

Todos os aspectos que podem impactar o crescimento e a posição da sua empresa no mercado devem ser analisados pela gestão de riscos estratégicos. Isso, porque saber identificar problemas nesses fatores e entendê-los facilita a criação de soluções, passando da análise até a execução, de fato, da medida. 

Com esse tipo de consciência de riscos, a sua empresa se torna flexível e tem políticas favoráveis às resoluções ágeis e programas preventivos capazes de evitar ou tratar os riscos. 

Riscos operacionais 

Os riscos operacionais são aqueles que estão relacionados ao dia-a-dia empresarial. Eles são identificados em atividades cotidianas da companhia e geram impactos mais imediatos. 

Entre os riscos operacionais, é possível mencionar os erros humanos, as falhas em processos empresariais ou produtivos, os roubos, a falta de estoque, os problemas com fornecedores e os erros de logística. 

Esse tipo de situação tem o poder de afetar diretamente a empresa. A produção fica mais lenta, a qualidade dos produtos/serviços disponibilizados aos clientes diminui, o dinamismo empresarial não se mantém eficiente e a produtividade reduz consideravelmente. 

Riscos financeiros 

Também sendo bastante intuitivo, os riscos financeiros são aqueles capazes de impactar as finanças e a lucratividade da sua empresa. Riscos como a inadimplência de clientes, o aumento nos custos processuais e a flutuação cambial reduzem expressivamente o desempenho monetário da sua companhia. 

Eles podem gerar crises sem grandes esforços. Isso, porque atingem os resultados financeiros, o pagamento de dívidas, os créditos do seu empreendimento e a gestão na totalidade. 

Conclusão 

A gestão de riscos é essencial para a sua empresa, e você precisa investir nesse recurso para deixar o seu negócio mais dinâmico, estável, saudável e duradouro. Sem ela, o seu empreendimento estará sujeito a grandes impactos negativos, reduzindo as suas chances de sucesso. 

Para evitar tais situações, leve a gestão de riscos a sério e conte com o Seeds of Dreams Institute para te auxiliar nesse processo! 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp