Seeds of Dreams Institute




Voltar

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Ética Empresarial e Aplicação

A ética empresarial é o comportamento de uma empresa e os valores que garantem a sua reputação e os seus bons resultados no mercado. Para isso, a companhia deve agir conforme os princípios aceitos e valorizados pelo coletivo social. 

Ter uma empresa não é nada fácil e exige que você seja flexível e saiba como agir da melhor maneira para satisfazer os seus clientes e se destacar no ramo de atuação. Por essa razão, a ética empresarial precisa ser levada a sério por você e pelos seus colaboradores. 

Não sabe o que esse conceito significa? Então, entenda tudo sobre a ética empresarial e o seu funcionamento nesse post! Vamos lá? 

Afinal, o que é ética empresarial? 

A ética empresarial é um termo que se refere aos valores e à conduta interna e externa de uma organização, em situações de crise e concorrência cada vez maior, é importante que as diretrizes éticas estejam sempre em vista.

Ela consiste no comportamento geral da empresa e dos seus colaboradores, e esse comportamento deve estar conforme os princípios éticos coletivos, valorizados pela sociedade. 

Dessa forma, a ética empresarial está ligada ao relacionamento entre os funcionários, ao trato com os clientes, os colegas de trabalho, os concorrentes e os funcionários em geral. 

Tudo isso deve ser exercido com base nas regras estabelecidas pela empresa, que deixam claro o que é ou não aceito no âmbito empresarial.

Ou seja, a ética empresarial rege a conduta de um negócio, proporciona um ambiente de trabalho agradável e humaniza as relações profissionais. 

Além disso, ela também permite que a organização conquiste resultados bem melhores e com altos lucros, já que os clientes ficam mais satisfeitos, a imagem da empresa fica mais positiva no mercado, a credibilidade empresarial aumenta e o número de vendas cresce consideravelmente. 

Diferenciação dos valores éticos e morais   

 

Dois termos frequentemente confundidos são a ética e a moral. Apesar de estarem relacionadas, elas possuem diferenças em seus fundamentos e valores. A ética consiste em princípios internos, então cada ser humano possui a sua. Já a moral é coletiva e normatizada por leis e regras. 

No caso da ética empresarial, cada empresa pode ter a sua, conforme os seus valores e princípios. Ações e condutas como concorrência legal, atendimento humanizado, valorização do sigilo de informações internas e tratamento empático e gentil entre os colaboradores fazem parte desse tipo de ética. 

Assim, a ética empresarial é o conjunto de sentimentos positivos presente entre o grupo corporativo, e a moral converte tal conjunto em regra coletiva, fazendo com que a corporação que não o segue seja afetada negativamente no mercado. 

Saiba como a ética empresarial se aplica nas empresas 

A ética empresarial pode ser observada de inúmeras formas nas empresas. Ela deve estar por toda parte, nas entrelinhas de todo o funcionamento corporativo. 

Mas, para que isso seja verdadeiramente presente nas empresas, elas devem introduzir o conceito para os colaboradores e monitorar se ele está sendo colocado em prática. 

Há muitas formas de aplicar a ética empresarial nas companhias, confira algumas delas e não deixe de implementá-las na sua empresa!  

  • Incentivar o respeito entre os colaboradores; 
  • Estreitar os laços entre os funcionários, por meio de dinâmicas e confraternizações;
  • Reconhecer os méritos dos profissionais
  • Reforçar a importância do sigilo das informações empresariais; 
  • Observar e exigir a responsabilidade com as tarefas, os horários e os prazos; 
  • Manter uma relação próxima com todos os colaboradores;
  • Estar aberto a sugestões, feedbacks e, até mesmo, críticas; 
  • Tratar todos os colaboradores com gentileza, empatia, bondade e educação;
  • Exigir um tratamento cuidadoso e respeitoso com os clientes;
  • Focar em um atendimento humanizado e acolhedor;
  • Deixar as regras éticas bem claras no ambiente de trabalho;
  • Saber como fazer críticas construtivas, sem provocar dissabores com os funcionários. 
  • Conheça a importância de promover a ética empresarial

Promover a ética empresarial é crucial para a saúde, a permanência no mercado e a conquista de bons resultados de uma empresa. Se você ainda não está convencido da importância desse conceito para o seu empreendimento, entenda o porquê dele ser tão essencial: 

Um ambiente corporativo mais saudável

 

A ética empresarial faz com que os colaboradores sejam mais respeitosos e gentis entre si. Isso permite que o ambiente corporativo fique mais saudável, com menos discussões e conflitos internos. 

Assim, os funcionários conseguem trabalhar com maior satisfação, motivação, alegria e empenho, sem se sentirem mal no local de trabalho. 

Credibilidade nas atividades

Quando os colaboradores aprendem e aplicam a ética empresarial, entendem a importância das funções e tarefas. Com isso, eles se dedicam mais na execução das atividades, aumentando a credibilidade e a qualidade de cada uma delas. 

Consequentemente, o serviço fica mais bem feito, e os clientes também ficam muito mais satisfeitos, colaborando para a conquista de melhores resultados empresariais! 

Diminuição do turnover

A ética empresarial coopera com a diminuição do turnover, o qual é bastante prejudicial para a empresa. Esse conceito está relacionado à taxa de rotatividade de colaboradores, que consiste no número de funcionários desligados da companhia e substituídos por outros profissionais.

Essa rotatividade faz com que a equipe não consiga desenvolver conexões e laços de trabalho, atrapalhando a comunicação interna e o convívio entre os colaboradores. Com a ética empresarial, o turnover é reduzido e os seus impactos também! 

Menos queixas de burnout

As queixas de burnout estão cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho, e isso é péssimo para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de resultar em impactos negativos para as empresas também. 

Com a promoção e a aplicação da ética empresarial, o burnout passa a ser um problema menos recorrente, já que os funcionários ficam mais motivados e menos sobrecarregados. 

Maior desenvolvimento de relação de confiança

Como a ética empresarial foca bastante no respeito, colaboração e empatia entre os colaboradores. Isso possibilita o desenvolvimento de confiança entre eles, permitindo que se tornem mais próximos e estabeleçam vínculos mais agradáveis. 

Saiba quais são os pilares da ética empresarial

A ética empresarial é baseada e fundamentada em alguns pilares centrais. Eles direcionam as ações éticas e definem o que a empresa deve considerar como prioridade nesse processo. 

Entre os principais pilares da ética empresarial, alguns se destacam e não podem ser perdidos de vista por você. Confira quais são eles:

  •  Transparência nos processos;
  • Reputação e liderança;
  • Respeito pelos companheiros e clientes;
  • Honestidade;
  • Conformidade legal;
  • Desenvolvimento de valores compartilhados com toda a equipe;
  • Responsabilidade social;
  • Valores familiares;
  • Solidariedade
  • Ética ambiental.

Conclusão

Agora que já sabe tudo sobre a ética empresarial, é hora de colocá-la em prática na sua empresa e desenvolvê-la periodicamente por lá. Para isso, conte com o Seeds of Dreams Institute e promova os melhores treinamentos para os seus colaboradores

Confira os nossos programas e analise quais deles são ideais para a sua equipe!

 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp