Seeds of Dreams Institute




Voltar

BPM:O que é, Aplicação, Conceito e Dicas de Negócios

Business Process Management (BPM) é um termo que envolve tecnologia da informação e gestão de negócios. O seu objetivo é melhorar os processos empresariais e, consequentemente, otimizar os resultados das empresas. 

Todo gestor tem como foco o sucesso da sua companhia e a expansão da sua atuação no mercado. Mas, para alcançar esse objetivo, é fundamental que o negócio tenha uma organização processual integrada, otimizada e alinhada, deixando tudo relativo à empresa sincronizado.   

Precisa automatizar, otimizar e gerenciar os seus processos de negócio com maior eficiência? Então, o Business Process Management vai te ajudar bastante! 

Não sabe o que esse conceito significa ou quer conhecer mais informações sobre ele? Fique tranquilo, pois a gente, do Seeds of Dreams Institute, te explica tudo nesse post! 

Entenda O Que é BPM

BPM é uma sigla que se refere a Business Process Management, um conceito da língua inglesa que significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Antes de entender o significado de BPM, é importante esclarecer o conceito de processos de negócio.  

Os processos de negócio consistem no desenvolvimento de produtos e serviços, na admissão de funcionários, na gestão de desempenho e em muitas outras atividades empresariais. Em resumo, são todas as tarefas de uma organização que estão associadas à entrega de valor aos clientes. 

Já o Business Process Management visa melhorar os resultados dessas atividades, baseando-se na automação, na otimização e na execução eficiente de processos. Essa metodologia também envolve organização, transformação, políticas, gerenciamento do desempenho e outras ações fundamentais para o sucesso empresarial. 

Princípios fundamentais do BPM

O Business Process Management é implementado nas empresas seguindo alguns princípios, e eles não podem ser deixados de lado. Isso porque, para que a Gestão de Processos de Negócio funcione com maestria, é crucial haver uma base bem estruturada e um bom direcionamento. 

Assim, antes de pensar em aplicar o BPM em sua empresa, você precisa saber quais são os seus princípios fundamentais. Confira:

  • Planejamento;
  • Análise;
  • Modelagem;
  • Implementação;
  • Monitoramento;
  • Melhoria. 

Vantagens de implementar BPM na sua empresa

Implementar o Business Process Management em sua empresa é uma ação extremamente vantajosa para todo o corpo empresarial. Veja quais são as principais vantagens dessa implementação e comece a colocá-la em prática quanto antes! 

Maior Agilidade

Quando um projeto empresarial é feito com organização, direcionamento e princípios-base, ele é executado com muito mais tranquilidade. Assim, a clareza da metodologia a ser utilizada e as etapas a serem seguidas, além do monitoramento constante, faz com que a equipe impulsione a sua produtividade e as tarefas sejam feitas com maior agilidade! 

Desempenho e Eficiência otimizados

Ao montar um plano para executar as atividades da sua empresa, separar as etapas com cuidado, automatizar processos e monitorar cada um deles, você os dinamiza e possibilita um desempenho muito melhor dos seus funcionários. 

Além disso, ao saber exatamente o que (e como) deve ser feito, os colaboradores também ficam mais eficientes, uma vez que possuem um direcionamento eficaz e bem esclarecido, deixando explícito tudo que precisa ser entregue aos clientes.

Melhor Visibilidade

Uma empresa organizada e com bons resultados sempre chama atenção em meio às outras. Justamente por isso, usar o BPM faz com que a sua companhia tenha maior visibilidade no mercado de atuação, atraindo novos clientes e aumentando a relevância no cenário em que atua. 

Aumento da Conformidade

Quando os colaboradores desempenham as suas funções sem o devido controle e monitoramento por parte dos gestores, muitas regras podem ser ignoradas e vários processos podem ser feitos sem seguir as legislações e as boas práticas do seu segmento. 

A conformidade é justamente o conceito que estabelece as ações cruciais para que um negócio esteja conforme as normas do segmento. Dessa forma, quando você implementa o Business Process Management, há um aumento da conformidade, favorecendo os resultados e a qualidade dos serviços da sua empresa. 

Transparência nos Processos

O BPM também é uma ferramenta incrível para auxiliar as empresas ao transferir ou promover um colaborador de cargo, isso ocorre porquê,  quando um colaborador precisa assumir novas funções, esse já possui conhecimento prévio sobre a nova atuação e sobre os processos de cada setor, dessa forma o colaborador tem maior rapidez na adaptação. Ou seja, com a Gestão de Conhecimento este processo é simplificado e a transição ocorre com ganhos de performance.

Conclusão

O Business Process Management (BPM) é uma ferramenta fundamental para a sua empresa. Os seus benefícios colaboram com o crescimento, o sucesso e o bom desempenho do seu negócio, motivando os colaboradores, atraindo mais clientes e promovendo um caminho de sucesso no ramo de atuação.

Se está com receio de implementar o BPM sem nenhum auxílio profissional, pode ficar despreocupado, pois está no lugar certo. Aqui, no Seeds of Dreams Institute, você tem acesso aos melhores treinamentos e programas para melhorar o seu ambiente de trabalho e deixá-lo pronto para a aplicação do BPM. 

Conte conosco e tenha os melhores resultados possíveis! 

Seeds of Dreams Institute

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp